
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.
“Como forma de divulgação da campanha de conscientização sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autista, realizada pelo CAPS I, por toda equipe multiprofissional envolvidos nessa luta, usamos as redes sociais do serviço e o site da gestão para divulgação com o intuito de derrubar preconceitos e esclarecer a comunidade sobre esse Transtorno”, disse o Secretário Antônio Neto.
Na próxima quinta, 10/04, o CAPS I promoverá um dia de diversão e inclusão com essa população, país, familiares, cuidadores e toda equipe CAPS, com brincadeiras, jogos interativos, cama elástica, algodão doce, cachorro quente e, principalmente com acolhimento, respeito e inclusão.
“A Secretaria de Saúde, através do CAPS, acredita que o respeito à diversidade é solo fértil para o desenvolvimento de ideias inovadoras e garantia de uma justiça acessível a todas as pessoas”, concluiu o Secretário.
Por: Eduardo Rabelo« Voltar