Notícias

TEA – Evento no Ginásio O Rapazinho alerta para a conscientização do Autismo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cacimba de Areia-PB, através do CAPS I e equipe multiprofissional, realizou na tarde desta quinta-feira (10), um evento em alusão ao abril azul-verde, que alerta para a conscientização de luta pelo respeito e direitos das pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Ginásio  Municipal O Rapazinho , pais, crianças portadoras do TEA, profissionais de saúde, autoridades e população, participaram do encontro. Com interação, palestras, informações e debates. Para as crianças momentos de descontração, brincadeiras, guloseimas e muita dedicação, neste mês especial de luta e conscientização.

Para a Coordenadora do CAPS, Fancilaure Nóbrega, poder mais um ano trabalhar esse tema, é de extrema relevância, nessa jornada de conscientização

“É com muita alegria e respeito que foi realizado este evento tão importante: um momento de escuta, aprendizado e, acima de tudo, conscientização sobre o autismo. Nos reunimos para celebrar as diferenças, valorizar a diversidade e ampliar o nosso olhar para além dos estereótipos. O Transtorno do Espectro Autista não define uma pessoa — mas nos convida a compreender o mundo sob uma nova perspectiva. E isso é algo poderoso. Falar sobre o autismo é falar sobre empatia, inclusão e direitos. É reconhecer que cada indivíduo tem uma forma única de se comunicar, de sentir, de aprender e de viver. E todos merecem respeito, espaço e oportunidades justas. Este encontro nos inspire a construir pontes, derrubar barreiras e ser parte ativa na transformação de uma sociedade mais acolhedora e consciente”, expressou ela.

Já o Secretário Municipal de Saúde Antônio Neto, mostrou sua satisfação em poder está à frente de uma atividade tão importante para a comunidade que carrega esse aspecto e aqueles que lidam diariamente com essa causa.

“Disponibilizar informação sobre o TEA é o primeiro passo para entender a deficiência. Por isso, e para marcar esse evento tão importante de conscientização do autismo, a Secretaria de Saúde, Através do CAPS trabalha nesse sentido de Inclusão e respeito para uma mente diversa. O objetivo é dar visibilidade aos que têm TEA, de modo que o contato com eles não fique restrito aos familiares ou aos profissionais de saúde. Conhecer a deficiência, as possibilidades de interação quando possível, o potencial de aprendizado e superação são elementos fundamentais para que os autistas possam estar cada vez mais inseridos em nossa sociedade. Dessa forma, o conhecimento dos profissionais de saúde deve crescer cada vez mais para que o diagnóstico precoce realmente aconteça. Além disso, após o diagnóstico, o acesso à intervenção precoce deve ser facilitado a toda sociedade”, disse Antônio Neto.

Ele ainda fez uma ressalva para a população local, de como alguns serviços municipais, alinhados pelo SUS são realizados.

“Lembramos que, por meio do SUS, a porta de entrada para os serviços de saúde é dada pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Nestas, são realizadas consultas de rotina e acompanhamento, tanto de crianças quanto de adultos, e encaminhamento para profissionais especializados quando necessário. O acompanhamento especializado pode ser feito também por meio dos CAPS I ou pelo encaminhamento para centros de referência. Vamos renovar nosso compromisso com a inclusão e a igualdade para todos”, concluiu.



Por: Eduardo Rabelo« Voltar