
O dia 02 de abril foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, pela Organização das Nações Unidas/ ONU desde 2007, para promover a conscientização e combater o preconceito contra o transtorno do espectro autista.
A conscientização do autismo é o primeiro passo para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para os autistas e seus cuidadores.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o dia foi cheio de atividade física a coordenação motora para avaliar capacidade de usar, de forma equilibrada , os músculos do corpo e obedecer os comandos que o cérebro envia ligados aos componentes de aptidão motora como: equilíbrio, velocidade, agilidade, força e resistência.
Também houve um momento de montagem de quebra-cabeça , além de exercitar a memória visual, montar quebra-cabeças ajuda no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. A criança analisa e desenvolve estratégias para a montagem.
Os profissionais do CAPS seguiram explorando a capacidade de percepção dos mesmo com a garrafinha sensorial, é um brinquedo artesanal que tem o objetivo de explorar a coordenação motora, concentração e percepção visual das crianças.
Para Socorro Andrade coordenadora do CAPS, essa é uma luta constante que todos devem travar. “A luta pelo fim da discriminação contra pessoas com autismo deve ser constante. É dever de todos construir uma sociedade inclusiva e acessível, onde pessoas com autismo e outras deficiências tenham as mesmas oportunidades: educação, emprego, acesso à informação e participação na vida social, política e cultural”, concluiu.
Ascom - Cacimba de Areia PB
Por: Eduardo Rabelo« Voltar