
Devido a chegada das chuvas nos primeiros meses do ano, o aumento de locais propícios para a proliferação do mosquito que transmite Dengue, Chycungunha e Zica o Aedes Aegypti e o aumento de casos suspeitos de pessoas que contraíram uma dessas ‘mazelas’, a prefeitura municipal de Cacimba de Areia-PB, através da secretaria de Saúde, recebeu nesta terça-feira (05), o carro fumacê.
O veículo que espalha a fumaça contendo o remédio que mata o mosquito transmissor das doenças chegou no final da tarde a cidade, e já entrou em ação. O secretário de saúde do Município, Dr. Antônio Neto, explicou os motivos da atividade com o carro fumacê e suas ações de precaução.
“O MS preconiza a realização de 04 levantamentos de índices de infestação predial - IIP, nos meses de janeiro, março, julho e outubro. Excepcionalmente, nesse ano devido a uma curva sazonal, esse levantamento que no caso de CA é feito um LIA - Levantamento de Índice Amostral, foi realizado no início do mês de fevereiro. O próximo será feito na segunda quinzena de abril”, disse Neto.
O secretário enalteceu a parceria entre município e a secretaria estadual de saúde, no intuito de combater cada vez mais o mosquito Aedes aegypti
“Essa parceria com o governo do estado vem a fortalecer as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito causador de várias doenças, mas de importância epidemiológica para nosso município apenas DENGUE, CHYCUNGUNIA E ZIKA VÍRUS. Nesse sentido convocamos e intimamos a população de Cacimba de Areia a juntar-se ao nosso exército de combatentes, que se juntar-se-ão no dia 07/04, em uma das escolas municipais. Para juntos, de mãos dadas, combatermos esse tão feroz, porém minúsculo mosquito, e gigante causador de grandes males na nossa comunidade”, convocou.
Antônio Neto finalizou seu contato com o nosso site, dando dicas para combater o mosquito e usando um slogan próprio, para essas ações na cidade.
“Basta 10 minutos por semana para cuidarmos de nossa residência, olhar onde tem água parada: bebedouros de pequenos animais, cisternas, caixas d'água, sanitários sem utilidade. Até porque 80% dos criadouros para o Aedes são encontrados dentro das residências e produzidos pelo homem.
EM CACIMBA DE AREIA O AEDES AEGYPTI NÃO FAZ MORADA, NEM EM CIMA DA TEIA”.
Por: Eduardo Rabelo« Voltar
