Última Atualização do Site       Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017

Notícias


Outubro Rosa: Cacimba de Areia fecha mês de alerta ao câncer de mama com palestra explicativa

O município de Cacimba de Areia-PB,  realizou nesta terça-feira (31), o encerramento do Outubro Rosa, campanha esta que serve para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Na oportunidade a Secretaria de Saúde convidou a enfermeira e vereadora do município de Patos a dra. Nadirgerlane Rodrigues, que proferiu palestra, promoveu debates e apresentações sobre o tema, disseminando informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

O objetivo da campanha é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha:

•          Enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;

•          Informa que para mulheres de 49 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;

•          Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;

•          Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;

•          Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

De acordo com o secretário de saúde Dr. Antônio Neto, no mês de Agosto o município recebeu a Carreta das Mamografias, serviço ofertado pelo MS, através de parceria do município com o órgão. Foram realizados 80 exames em mulheres na faixa etária de 49 a 69 anos.

Ele aproveitou para lembrar que a partir desta quarta-feira (01), tem início o Novembro Azul.

“É oportuno lembrar que agora no mês de novembro iniciamos o Novembro Azul, que é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata”, concluiu.

« Voltar

Compartilhe