Última Atualização do Site       Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Notícias


NOVEMBRO AZUL – Programação voltada ao publico masculino fecha o mês de alerta e prevenção ao câncer

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, em Cacimba de Areia, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, a ação no município também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque, inclusive realizado por uma médica.

Durante esse mês, estaremos com a realização dos exames preventivos do câncer de próstata, nomeadamente o exame de toque e o PSA. Muitos médicos indicam que esses exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para os homens a partir dos 45 anos de idade. Na quarta (29/11) o atendimento foi realizado na UBS II – Heronildes Barbosa, localizado na comunidade

Carnaúba, com 49 atendimentos e 22 exames de toque, já na quinta (30/11), foram realizados 110 atendimentos e 64 exames de toque. A abertura do evento foi feita pelo prefeito Rogério Campos seguido de um grande café da manhã e palestras realizadas pela equipe do CAPS.

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

 

 

Texto: Sercrtário Antonio Neto 

« Voltar

Compartilhe